Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Vídeo Destaque !

domingo, 7 de novembro de 2010

Formada em filosofia, atriz de 'Araguaia' diz que o curso foi fundamental

Suzana Pires vive viúva sedutora em 'Araguaia'. Foto: TV Press

Suzana Pires é inquieta. Isso fica evidente no jeito de falar e nas constantes gargalhadas. Mas, principalmente, no modo como conduz sua carreira de atriz e escritora. No ar como a atraente viúva Janaína de Araguaia, a atriz, que ficou conhecida como a divertida Ivonete de Caras & Bocas, se mostra incansável ao conciliar diferentes tipos de trabalho. Além de atuar na novela das seis da Globo, se divide como roteirista do humorístico Os Caras de Pau, também da emissora, prepara a adaptação de uma de suas peças para o cinema e finaliza um livro que deve ser lançado no ano que vem. É justamente em função desse ritmo agitado que, após 18 anos de teatro, ela confessa que se rendeu à TV. "O que mais gosto na televisão é a velocidade. Tem tudo a ver com o meu jeito. Sou muito para ontem", analisou a atriz de 34 anos, que integra o elenco de Araguaia a convite do diretor Marcos Schechtman. "Quando ele me convidou, ainda não sabia qual seria minha personagem. Amei a sinopse e disse: 'Faço a árvore, o jacaré do Araguaia, o que você quiser'", lembrou, às gargalhadas.

Mas encontrar o tom da personagem não foi tão simples. Na história, Janaína é a sensual dona do mercado local que, apesar de paquerada pelos homens da região, se mantém fiel ao falecido marido. Pelo menos até conhecer o jovem arquiteto Frederico, de Raphael Vianna, por quem luta para não se apaixonar. "Ela demorou um tempo para se restabelecer e, quando o Fred chega, desorganiza tudo", resumiu a atriz. Para dar vida à viúva, Suzana teve de passar por várias fases de preparação. Depois de estudar a sinopse com o diretor da trama e assistir a filmes da Sônia Braga para buscar a sensualidade da Janaína, ela participou de workshops e viajou para o Araguaia, etapa que considera a mais importante da composição. "Lavei roupa na beira do rio, conheci uma moça viúva e várias pessoas do lugar. Com isso, a personagem veio. Exigiu um pouco de paciência", contou.

A intensa dedicação à personagem, no entanto, não se limitou ao tempo em que a atriz passou no Araguaia. Uma vez por semana, Suzana se encontra com a preparadora de elenco Paloma Riani, com quem discute as cenas da Janaína. E, sempre que vai gravar, a atriz costuma chegar uma hora mais cedo para bater o texto com os colegas de elenco. Tudo para deixar o trabalho o mais preciso possível. "Gosto de oferecer ao diretor várias possibilidades e mostrar que ele pode contar comigo. Quando o Marquinhos chega ao estúdio, pode pedir para fazermos a cena de cabeça para baixo", assegurou.

A atriz garante que a entrega à personagem é a mesma que teve quando viveu a escandalosa Ivonete, de Caras & Bocas, seu primeiro trabalho de destaque na Globo, após várias participações em séries da casa. "Não diria que a Janaína é mais trabalhosa. A comédia, às vezes, dá a impressão de que é só chegar e fazer. Não é. A Ivonete deu um trabalho enorme", relembrou a atriz que, entre as duas novelas, interpretou a amargurada Sheila do seriado Força-Tarefa. "Esse trabalho foi uma quebra para mudar um pouco. Era mais dramático e em um programa com uma linguagem diferente", avaliou.

Apesar de ainda estar começando a ganhar destaque na TV, Suzana começou sua carreira na televisão há 15 anos, na novela Tocaia Grande, exibida pela extinta Rede Manchete e inspirada na obra de Jorge Amado. Mas, na época, por ainda não se sentir segura com seu trabalho, decidiu dar um tempo das novelas e se dedicar ao teatro. "Senti que ainda não tinha instrumental. Aí resolvi fazer faculdade, mergulhar no teatro, me experimentar e arriscar. Precisava me preparar artisticamente", defendeu. Alguns anos depois, a atriz voltou à TV com personagens menores em seriados, que foram aumentando com o tempo. "A televisão veio quando as coisas ficaram seguras dentro de mim como artista. Hoje posso responder pelo trabalho que estou fazendo. Não tem histeria", ponderou.

Lado filosófico
Suzana Pires estuda interpretação desde os 15 anos, quando começou a ter aulas no curso Tablado, na Zona Sul do Rio. Mas a atuação nem sempre foi prioridade na vida da atriz. Formada em Filosofia pela PUC-Rio, ela optou por ficar um ano longe dos palcos na reta final da faculdade, para se dedicar exclusivamente à monografia. "O legal é que fiquei esse tempo sem trabalhar como atriz por uma escolha minha. Depois as coisas voltaram a acontecer normalmente", destacou ela, que, no dia de sua formatura, encontrou na rua o diretor Rafael Ponzi, que a convidou para viver a protagonista da peça Bodas de Sangue, de Federico Garcia Lorca. "Fiquei tão feliz que fiz um escândalo na rua. Na semana seguinte, já estava ensaiando a peça. Ficamos um ano e meio em cartaz e isso foi muito importante para a minha carreira", avaliou.

O interesse pela filosofia começou ainda nos tempos de escola, quando Suzana estudava no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. E ela acredita que o curso trouxe uma contribuição fundamental para sua carreira. "É um estudo que treina para um outro tipo de pensamento. Isso, para mim, como a atriz e autora, é maravilhoso", exaltou.

Instantâneas
# Suzana Pires garante não se incomodar em explorar sua sensualidade na maioria dos trabalhos que faz na TV. "Personagem feminino é isso. Toda mulher tem um lado sensual, só depende da maneira como é mostrado".

# Para o ano que vem, Suzana tem duas peças de teatro suas para serem montadas, além do lançamento do livro Artista Empreendedor, voltado para quem quer ser artista no Brasil.

# Antes das gravações de Araguaia começarem, Suzana, Murilo Rosa, Milena Toscano e Cléo Pires foram para São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, em busca de mais intimidade com a natureza. Depois, eles passaram 40 dias em Goiás gravando cenas para a novela.

# A atriz, que também deu aulas de Filosofia por alguns anos, também é pós-graduada em Arte e Filosofia pela PUC-Rio.

Araguaia - Globo - Segunda a sábado, às 18h.

Terra

0 comentários:

Postar um comentário